Trabalho Home office – Como funciona e tudo que você precisa para trabalhar em casa

Atualmente, o trabalho home office tem sido a tábua de salvação para quem precisa obedecer aos requisitos da quarentena provocada pelo coronavírus.

Pessoas que nunca pensaram em trabalhar em casa, empresas que nunca pensaram em oferecer isso para os funcionários, tiveram que reavaliar suas prioridades e conceitos.

A ordem agora é: ou trabalha em casa, ou não trabalha.

Diante disso, uma vertente que já vinha se desenvolvendo há algum tempo, tomou força: o empreendedorismo online.

Por causa da pandemia, muitas empresas acabaram dispensando funcionários, e essas pessoas ficaram sem suas fontes de renda.

Muitos negócios pequenos como lojas, prestadores de serviços, artesãos que faziam feiras, se viram sem uma forma de continuar tendo seus rendimentos.

E, qual é o único lugar que NÃO parou durante a quarentena?

A internet!

Muito pelo contrário, quanto mais vai sendo prolongada a quarentena em alguns estados, mais a internet se fortalece, pois as pessoas precisam de entretenimento, mas também precisam de produtos e serviços.

Assim, o trabalho home office despontou como a solução prática para quem precisa vender e também para quem precisa comprar.

Trabalho Home office – O que é, como funciona e o que você precisa para começar

trabalho-home-office

Falei lá em cima que muitas empresas foram obrigadas a oferecer o sistema de trabalho remoto para seus funcionários.

Mas, para quem perdeu o emprego, talvez a única opção de renda seja trabalhar pela internet.

O que acontece muitas vezes é que a pessoa está tão acostumada a ser funcionária que não enxerga as oportunidades para trabalhar por conta própria.

O que é o trabalho pela internet?

Trabalhar pela internet significa que você desenvolverá uma atividade remunerada utilizando apenas a internet como veículo de comunicação.

Ou seja, você não precisará ter um ponto comercial para atender seus clientes, fará tudo isso pelo computador, inclusive hoje essa é a única forma mais segura de trabalho.

O que você precisa para trabalhar pela internet?

Basicamente você precisa apenas de uma conexão com a internet e um dispositivo (celular, notebook ou computador).

Sim! Dá para trabalhar apenas pelo celular, inclusive aqui no blog eu já fiz um artigo falando apenas sobre isso.

Lógico que é interessante ter um canto mais sossegado, mas não precisa ser uma sala inteira, você pode colocar seu notebook em uma mesinha de apoio, ou usar um pedaço da mesa da sala de jantar durante o dia.

O que realmente importa é que você estará trabalhando para você mesmo(a), e com o tempo conseguirá ter um espaço exclusivo para seu escritório.

Outra coisa que precisará ter é um celular, para poder entrar em contato com seus clientes através do whatsapp.

Isso agiliza muito as negociações, pois muitas pessoas hoje em dia nem abrem mais e-mail, preferindo conversar online mesmo.

Como conseguir trabalho home office

Bom, pode parecer mentira, mas muitas empresas trabalham com o segmento de funcionário(a) remoto, e essa é uma das opções para trabalhar em casa.

Companhias aéreas, empresas que vendem tickets para eventos, empresas de TI, estão abrindo vagas e condições para funcionários trabalharem remotamente.

Assim, é importante você ficar de olho em sites como Linkedin, vagas.com, catho, e montar um perfil/currículo informando que está disponível para esse tipo de trabalho e que tem a infraestrutura necessária.

Em alguns casos, a própria empresa fornece a infraestrutura exigindo apenas que o funcionário tenha um local sem ruídos para trabalhar (serviço de call center).

Mas, se você quer ser seu próprio patrão existe uma opção muito interessante e lucrativa. 

Trabalho Home office – Como ser um(a) assistente virtual

como-trabalhar-home-office

O trabalho de assistente virtual está crescendo no mercado, e agora que as empresas acostumaram com o home office, será ainda mais fácil ter clientes nesse segmento.

Normalmente, as pessoas que prestam esse serviço, oferecem soluções para a parte administrativa, de secretaria, feedback a clientes, e muitas outras possibilidades.

Por exemplo, alguém que já trabalhou de secretária em uma empresa, pode oferecer esse tipo de serviço remoto e atender vários clientes, aumentando muito o faturamento.

Veja, esse é um tipo de serviço onde todos ganham: a empresa que terá alguém disponível quando tem uma demanda específica e o assistente que ganha mais um cliente.

Muitas empresas contratam assistentes remotos para demandas sazonais, como a organização de um evento, o acompanhamento de clientes depois de uma compra, montagem de planilhas, serviços gerais de escritório.  

É muito mais barato para a empresa fazer uma contratação de free lancer, do que ter um funcionário fixo em sua folha apenas para executar essas tarefas que não existem o ano inteiro.

Para o assistente virtual, ter um leque de serviços abrangente, faz com que consiga atender mais clientes, mas sem cair em uma rotina monótona de escritório.

Hoje em dia muitas pessoas estão tendo bastante lucratividade prestando serviços de assistente virtual, e essa pode ser uma ótima opção de negócio para você.

E aqui no blog tem um artigo super completo falando sobre a Profissão de Assistente Virtual.

Desejo que esse artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o trabalho home office e que consiga ter seu negócio lucrativo dentro desse segmento.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!