Pinterest para negócios – Como funciona o Pinterest para Empresas

O Pinterest para negócios é muito utilizado no exterior, onde inclusive tem uma movimentação até maior que muitas redes sociais, mas o Brasil não tem ficado para trás. Veja como funciona e como você pode usar.

como-usar-o-pinterest-para-negocios

Uma pergunta que muitas pessoas me fazem nas redes sociais e comentários das postagens, é se o Pinterest serve para geração de negócios e como utilizar com essa finalidade. 

Nesse artigo falarei um pouco mais sobre a principal funcionalidade do Pinterest e como você pode usá-lo para gerar negócios para seu produto, ou serviço.

A primeira coisa que precisa ficar muito clara é que o Pinterest não é uma rede social. 

Ele é um mecanismo de pesquisa, e é justamente por causa disso que ele se torna uma ferramenta poderosa para negócios. 

As pessoas que entram ali estão procurando uma coisa específica, e através de buscas direcionadas elas se inspiram e até compram produtos. 

Isso é possível porque cada vez que alguém cria uma postagem lá dentro, deixa um link externo cadastrado, e esse link pode levar para uma página de vendas, um artigo de blog, um vídeo no Youtube, etc. 

como-criar-um-pin

Por exemplo, eu tenho o meu curso Pinterest Pro, então sempre que fizer uma nova postagem sobre esse assunto, deixo o link da minha página de vendas, porque assim, quando alguém clicar, já vai direto para lá. 

Veja, o Pinterest não armazena páginas, cada postagem leva obrigatoriamente para uma outra página, pois quando cadastramos a postagem, chamada de pin, temos que colocar uma url relacionada (imagem acima).

É por isso que usar o Pinterest para negócios gera muito tráfego orgânico para seu blog, canal do youtube e até postagem nas redes sociais. 

Muitas pessoas utilizam o Pinterest para levar tráfego para o Instagram e também para o Youtube. 

Pinterest para negócios – Como fazer vendas na sua loja virtual 

pin-de-produto-pinterest

Uma coisa que poucas sabem é que dá para fazer pins de produtos dentro do Pinterest. 

Ou seja, se você possuir uma loja virtual pode colocar as fotos dos seus produtos lá, e redirecionar o público diretamente para a loja. 

Inclusive, você posse colocar preços nos pins, e até criar pins com mini vídeos fazendo uma apresentação profissional dos seus produtos. 

Na verdade, pode-se fazer pins para qualquer tipo de assunto, pois como o Pinterest possui milhões de usuários, com certeza, o público alvo do seu produto/serviço passa por lá. 

Como funcionam as buscas dentro do Pinterest

buscas-no-pinterest

Quando você faz o cadastro dentro da plataforma, ela coloca alguns assuntos gerais para você clicar em quais tem interesse. 

Através desses interesses, cada vez que logar no Pinterest ele criará uma página inicial com assuntos que talvez sejam relevantes para você. 

Apesar disso, você pode fazer suas pesquisas específicas, bastando digitar sua busca na caixa respectiva no alto da tela. 

Perceba que sempre que fizer uma pesquisa mais geral, ele mostrará uns quadros coloridos com palavras dentro logo no começo da página. (em azul)

Esses quadros mostram como as pessoas que buscam por aquele determinado assunto, fazem essa busca. 

Seria como as pesquisas relacionadas dentro do Google. 

Por exemplo você pesquisa por sapatos, e aí nos quadros coloridos pode surgir: masculinos, femininos, vermelhos, social, etc. 

Cada uma dessas expressões foi utilizada dentro do Pinterest como uma busca específica. 

Pinterest para negócios – O segredo está nas palavras chave

Acho que apenas com essa explicação sobre as buscas, você já deve ter percebido que não é só o Google que gosta de palavras chave

Seja qual for seu nicho de mercado, é importante fazer uma pesquisa dele dentro do Pinterest, antes de fazer os seus pins. 

Isso porque as buscas dentro do Pinterest podem ser diferentes das que são feitas no Google, já que são mecanismos diferentes. 

Sempre tenha uma boa lista de palavras chave do seu nicho, produto, ou serviço, pois assim terá mais chance de aparecer em primeiro quando alguém pesquisar sobre o assunto. 

Aparecer bem posicionado significa ter mais visitas qualificadas, de pessoas que realmente estão interessadas em sua oferta. 

Faça uma pesquisa dentro do Pinterest e veja todas as possibilidades de links.

Alguns pins levam para blogs, outros para lojas, e outros ainda para vídeos no Youtube. 

A partir dessa observação crie sua estratégia de marketing dentro do Pinterest, sempre visando colocar seu negócio em evidência. 

Se você ainda não tem uma conta no Pinterest, sugiro se cadastrar imediatamente e criar um perfil business, assim terá todas as ferramentas da plataforma à disposição. 

Com uma conta de negócios você consegue acompanhar a evolução da sua conta através das métricas que o Pinterest oferece. 

A partir da análise dessas métricas é possível saber se sua estratégia está dando certo, ou ainda replicar os pins que mais tiveram acesso. 

O Pinterest funciona com base em imagens. 

Ou seja, você precisa ter fotos e imagens chamativas e interessantes para criar seus pins. 

Quanto mais interessante for a imagem e também a chamada que você colocar, mais chance tem de atrair muitas pessoas para seu negócio e fazer vendas diretas. 

Se você ainda não sabe como usar o Pinterest corretamente, recomendo conhecer meu curso Pinterest Pro, onde ensino passo a passo como atrair muito tráfego orgânico para seu blog, redes sociais e e-commerce. 

Desejo que esse artigo tenha tirado suas dúvidas sobre a eficácia do Pinterest para negócios, e que você possa começar usar essa plataforma hoje mesmo para ter mais sucesso! 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!