O que é Tráfego Orgânico e Como ELE pode ajudar seu Negócio Online Crescer 

Podemos dizer que tráfego orgânico é a maior obsessão das pessoas que possuem negócio na internet e, se pensarmos bem, para quem tem negócio físico também.

 

Na verdade tráfego é primordial para a expansão de qualquer negócio, pois ele significa visitas no site, página, loja, fanpage, etc.

O que é Tráfego Orgânico

 

O que é tráfego orgânico

 

Existem muitas controvérsias sobre o que é tráfego orgânico, pois alguns gurus do marketing digital dizem que não existe.

 

Como definição temos que tráfego orgânico é toda visita que foi feita em seu site e que foi atraída por métodos gratuitos, sem ser fruto de anúncios pagos.

 

Dessa forma o “orgânico” significa grátis, e se formos pensar bem, talvez ele realmente não exista, pois será necessário trabalho para criar conteúdo de qualidade para atrair as pessoas.

 

A menos que você não tenha o hábito de colocar um valor na sua hora de trabalho, então seu tráfego orgânico também terá um custo, mas será infinitamente menor do que o precisaria gastar anunciando no facebook, por exemplo.

 

Normalmente, as pessoas chegam até as páginas da internet, fazendo pesquisa no Google, no Bing, ou no Yahoo.

 

As páginas que aparecem nos primeiros lugares para essas buscas acabam recebendo uma quantidade de visitas maior do que aquelas páginas que não aparecem ali.

 

As pessoas que entram nessas páginas através dessas pesquisas são o tráfego orgânico daquele site.

 

Assim, para estar ranqueado na primeira página do Google, nas primeiras posições, precisará fazer algumas ações que o levarão até lá.

 

Dentro dessas práticas para obter tráfego orgânico podemos citar como principal, a produção de conteúdo relevante para o nicho de mercado.

 

Somente assim, conseguirá atrair pessoas para ler/ouvir o que você tem a dizer.

 

Porque Investir em Tráfego Orgânico

 

porque investir em tráfego orgânico

 

Lendo esse subtítulo deve estar pensando: “Puxa, investir? Mas tráfego orgânico não é gratuito?”.

 

E como eu falei lá em cima, para atrair pessoas para seus sites, blogs, páginas de captura, precisará produzir conteúdo, e assim precisará dispender algumas horas fazendo isso.

 

No caso o investimento é o do seu trabalho, para produzir o conteúdo e publicá-lo em suas páginas.

 

A melhor notícia sobre tráfego orgânico é que ele é imortal. Uma vez que você postou um artigo no blog ele ficará ali para sempre (pelo menos enquanto você pagar o domínio e a hospedagem).

 

Isso não acontece com anúncios pagos, a hora que você para de pagar eles param de ser vinculados no local onde foram contratados.

 

Outro ponto negativo dos anúncios é que eles se limitam às plataformas onde foram gerados, ou seja, se você faz um anúncio no facebook, ele aparecerá apenas para os usuários que estiverem ali.

 

Agora, quando você publica um artigo relevante em seu blog, ele ficará aberto para qualquer pessoa que se interesse pelo assunto, independente de terem uma conta nas redes sociais, ou não.

 

Lembrando que as postagens que são feitas no facebook, ou os vídeos que são colocados no youtube, também podem aparecer nos resultados das buscas que são feitas no Google.

 

Assim, quanto mais você colocar artigos no seu blog, ou criar postagens que sejam relevantes para sua audiência conseguirá atrair pessoas para visitar suas páginas, seja de blog, ou de vendas.

 

Como Conseguir Tráfego Orgânico

 

Como Conseguir Visitas no Blog

 

Como você viu acima, o tráfego orgânico vem, em sua maioria, do resultado das pesquisas feitas no Google.

 

Para aparecer ali entre os 10 primeiros (a primeira página de resultados) é preciso ter páginas amigáveis para o Google, o chamado trabalho de SEOSearch Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

 

Seguindo uma série de práticas de SEO consegue deixar suas páginas mais fáceis de aparecerem nos primeiros resultados das buscas, recebendo assim a maior parte das visitas de quem pesquisou o assunto em questão.

 

Assim, é muito fácil perceber que conteúdo de qualidade é a forma mais prática (para não dizer a única forma) de trazer pessoas para seu blog, ou mini site.

 

5 Fontes de Tráfego Orgânico

 

fontes de tráfego gratuito

 

Além do Google, as redes sociais e outras plataformas de busca são também bons locais para atrair tráfego orgânico. Veja as 5 principais para fazer isso:

 

YouTube

Sem dúvida é a melhor maneira de trazer pessoas para sua página. Criar vídeos de conteúdo com você aparecendo, ou não, é uma forma eficaz para conseguir tráfego orgânico. Se não gostar de aparecer pode criar slides com narração e espalhar seu conteúdo dessa forma.

 

Instagram

A rede social de fotos para mobile já é campeã de usuários e de audiência. Alguns especialistas já afirmam que é até melhor para atrair tráfego do que o próprio facebook. Crie seu perfil e comece a agregar seguidores para suas páginas.

 

Pinterest

A plataforma de busca de imagens já possui milhões de usuários no Brasil. Ter um perfil dentro do Pinterest permitirá atingir seu público de forma lúdica, através de imagens dos seus artigos, ou ainda infográficos, que levarão até o local que desejar.

>> Nunca tinha pensando no Pinterest como uma fonte de tráfego orgânico? Pois saiba que é uma das mais poderosas plataformas de tráfego que conheço. >> Leia mais aqui!

 

Slideshare

Transformar os artigos do seu blog em slides e publicá-los no Slideshare também é uma ótima maneira de atrair tráfego orgânico para seu site. A plataforma possui milhões de usuários que postam sobre todo tipo de assunto. Mais voltada para assuntos técnicos/acadêmicos, nichos de cultura e cursos online são bem vindos ali dentro.

 

Facebook

Por mais que tenha uma política de privacidade bem rígida para publicações, ainda é a maior rede social em número de usuários. Assim, seu público com certeza está dentro do facebook. Postar com regularidade e criar assuntos que engajam o público é uma forma de atrair tráfego orgânico para seu blog.

 

A BLACK FRIDAY do Marketing Digital está chegando...

Tatiane Faria

Olá, meu nome é Tatiane Faria, tenho 30 anos, sou casada, mãe da Alice e agora Empreendedora Digital. Descobri à mobilidade da internet e as possibilidades que ela oferece. Quer descobrir também?

Website: https://euempreendedora.com

    2 Comentários

    1. Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *