O que é o Pinterest e Como funciona
Usar o Pinterest como fonte de tráfego para negócios é uma das coisas mais inteligentes que os empreendedores podem fazer para não gastarem tanto com anúncios pagos.
Quando falamos em trabalhar com blog, ou ainda mini sites sabemos que para fazer vendas precisamos ter muitas visitas nas páginas, e contar com maneiras de conseguir essas visitas é um desafio diário.
É por isso que sempre que surge uma forma de atrair visitas sempre é bom experimentar, para não deixar nada para trás.
Dessa forma, o Pinterest se apresenta como uma forma prática, fácil e muito efetiva para atrair visitas para blogs, vídeos, fanpages, etc.
Nesse artigo falarei sobre como ele pode ser efetivo para seu negócio, seja ele qual for. Vamos lá?
O que é o Pinterest
Pinterest é o nome da plataforma de busca de imagens e ideias. Não se trata de uma rede social, mas sim um agregador de dicas, tutoriais e fotos que inspira milhões de pessoas ao redor do mundo.
Ainda pouco explorado no Brasil, já é um sucesso nos EUA onde os empreendedores digitais já o utilizam há alguns anos para atrair tráfego e fazer vendas com suas páginas.
O nome da plataforma já mostra sua utilidade – Pinterest = Pin + Interest (alfinete + interesses = alfinetar, pregar os interesses).
E, de interesse em interesse quando se entra ali é quase impossível sair, porque se encontra ideias e dicas de empreendedores, artesãos, artistas, do mundo todo.
Como funciona
Como falei acima, trata-se de “pregar” seus interesses em seu perfil.
Imagine um painel desses de recados que costumamos usar aqueles alfinetes para pregar recadinhos, fotos, lembranças. É exatamente isso que acontece no Pinterest, só que virtualmente.
Quando você cria uma conta ali, ela passa a ser chamada de “board” (painel) e aí é só você ir colocando as coisas que gosta ali dentro.
As postagens dentro do Pinterest são chamadas de “pins” (alfinetes), e quando você encontra alguma coisa que gosta pode salvar em seu board.
Para deixar seu painel mais organizado é importante criar pastas por assunto, assim se você gostar muito de artesanato, poderá criar uma pasta com esse nome e depois subpastas com categorias como feltro, tecido, madeira, etc.
Fazendo dessa forma permitirá que a navegação por seu painel fique muito mais prática, o que agradará os visitantes, sem dúvida.
Quando você salva a imagem de alguém está fazendo o que se chama “repinar”, e quanto mais repinagens uma imagem receber, mais relevante ela ficará dentro de seu board.
Dados sobre a Plataforma Pinterest
Até 2016 o Pinterest tinha uma base de usuários basicamente e quase estritamente americana.
Com a intenção de ampliar seu alcance, em 2016 o Pinterest começou uma campanha de globalização e em 2017 o Brasil apresentava uma movimentação de 19 milhões de acessos mensais à plataforma e atualmente bate a marca de 31 milhões de usuários ativos mensais no Brasil.
Hoje, mais da metade dos usuários do Pinterest estão fora dos EUA, em uma inversão de acessos muito significativa dentro desse curto espaço de tempo.
Com isso, a plataforma apresenta inovações constantes, procurando se adequar ao gosto e necessidade desses usuários ao redor do mundo.
Mais de 200 milhões de usuários ao redor do mundo acessam a plataforma, tornando-a dinâmica e uma fonte natural de tráfego orgânico.
Porque ter um Perfil no Pinterest
Como você viu acima, somente no Brasil são mais de 31 milhões de acessos mensais.
Essa movimentação são pessoas que estão atrás de dicas, inspirações, ou entram ali para verem coisas legais, saber mais sobre algum assunto, ou simplesmente para desanuviar a cabeça.
O que realmente importa quando falamos de ter um perfil no Pinterest é que ali está um grupo gigante de pessoas que podem se interessar pelo seu produto/serviço.
Hoje o Pinterest já é uma fonte de tráfego para dezenas de empreendedores digitais e também para afiliados.
Atualmente, ter um perfil no Pinterest é quase tão importante (até mais) que ter uma fanpage no facebook.
A principal diferença do Pinterest é que você posta imagens que estarão vinculadas a um link que definirá o destino do seu leitor.
Assim, você pode enviar o usuário para seu blog, mini site, página de captura e até mesmo diretamente para uma página de vendas com seu link de afiliado.
Como criar uma conta no Pinterest
Para criar sua conta no Pinterest é muito fácil.
Basta acessar a plataforma, digitar um e-mail, criar uma senha e informar a idade.
Para ter uma conta no Pinterest é completamente gratuito, e diferente de algumas redes sociais, existe uma liberdade maior para criar pins, mas sempre observando as regras próprias da plataforma.
Depois de criada a conta, basta começar a criar suas pastas e pins.
Procurar pins de outros usuários para repinar em suas pastas (a maneira mais fácil de crescer seu próprio painel) e também publicar conteúdo original seu.
Com o tempo perceberá um aumento de visitantes em seu blog vindos do Pinterest, mantendo a consistência de postagens, terá tráfego abundante e garantido vindo do Pinterest.
Achou interessante todas essas informações sobre o Pinterest? Saiba que tem muito mais e que é possível usar o Pinterest como uma Estratégia Completa de Marketing Online. >> Saiba Mais
Deixe um comentário