Link de afiliado no Pinterest: Como colocar seu link na plataforma sem sofrer bloqueios
como-divulgar-link-de-afiliado-no-pinterest

É possível colocar link de afiliado no Pinterest, mas para não ocorrer bloqueio é necessário tomar alguns cuidados específicos.

Quem me segue aqui no blog e no canal do Youtube sabe que eu sou a produtora do curso Pinterest Pro.

Um treinamento onde ensino como usar corretamente a plataforma de busca Pinterest para gerar tráfego orgânico para páginas da internet.

Para chegar até a produção desse curso, usei bastante a plataforma, fiz muitos testes e somente quando comecei fazer vendas em meus mini sites é que percebi a força do Pinterest para geração de tráfego.

No meu curso ensino como promover links de afiliado dentro do Pinterest sem sofrer bloqueios, e até bem pouco tempo isso funcionava muito bem.

Porém, como eu já previa que aconteceria, recentemente o Pinterest começou bloquear os links de afiliado.

Nesse artigo eu explico o que mudou nesse procedimento e como você pode continuar promovendo lá dentro sem sofrer bloqueios. Vamos lá?  

Link de afiliado no Pinterest – Qual é a maneira correta de colocar?

link-de-afiliado-no-pinterest

A primeira diretriz do Pinterest para links de afiliado é que eles sejam colocados sem encurtamento e sem redirecionamento.

E, para entender isso, basta prestarmos atenção que o Pinterest é um prestador de serviços e que precisa oferecer uma ótima experiência para seus usuários.

Isso vale também para qualquer rede social e também para o Google.

É por isso que, quando existe um exagero, ou uma falta de noção por parte das pessoas, as plataformas começam a criar regras restritivas e até mesmo banir os perfis que desrespeitam.

O que começou ocorrer é que, com o tempo, as pessoas começaram a abusar do uso de links de afiliado, inclusive mandando o público para links redirecionados que levavam até conteúdos que não eram de interesse.

Com certeza, as denúncias desse tipo de prática devem ter crescido muito e agora não é mais possível colocar link de afiliado diretamente nos pins.

E agora você deve estar se perguntando: “Então eu não posso mais promover nada lá dentro?”.

Calma! Nem tudo está perdido, e acredito que isso será muito bom para os afiliados profissionais, pois deixaremos de ter concorrência desleal dentro da plataforma.

O jeito correto de colocar link de afiliado no Pinterest é levando o público para um conteúdo relevante que estará publicado em um domínio próprio.

Produção de conteúdo é a melhor prática nesse caso

Veja, muitos afiliados apenas faziam pins levando direto para a página de vendas dos produtos.

Sem o menor cuidado, ou preocupação, com a pessoa que está ali do outro lado fazendo pesquisas para resolver algum problema.

Antes de mais nada é preciso saber se o público já está pronto para ver uma página de vendas, ou se ele precisa de algum conteúdo antes de fazer uma compra.

Quando você faz apenas um pin não está ajudando o público, pode até estar atrapalhando porque a pessoa deixa de usar aquele local para fazer buscas (e o Pinterest não quer que isso aconteça).

Então a melhor maneira de colocar um link de afiliado no Pinterest é fazendo um artigo de conversão e colocando em um mini site, ou fazendo artigos de conteúdo dentro do seu blog.

O link que você colocará no pin será do seu mini site, ou do seu blog, e dentro do seu conteúdo é que estará o link de afiliado.

As pessoas serão redirecionadas para um conteúdo relevante, provavelmente lerão outros artigos do seu blog, seu tráfego estará garantido e o Pinterest não poderá bloquear seu pin.

Por que essa regra mudou?

como-evitar-bloqueios-no-pinterest

Como falei lá em cima, começaram a ocorrer abusos.

Imagine alguém que está interessado em como plantar orquídeas, aí clica em um pin que redireciona para um site adulto, ou uma página de vendas.

Essa pessoa não ficará feliz (você mesmo não ficaria) e acabará denunciando aquele conteúdo para a plataforma (como fazemos no face).

O que ocorre é que existem muitos afiliados preguiçosos que querem apenas vender, sem pensar na jornada do cliente.

Foi por isso que falei lá em cima que, para quem trabalha profissionalmente, esses bloqueios são ótimos, pois a concorrência tenderá a diminuir.

Sempre falo para as pessoas que me seguem, e também para meus alunos, que o segredo do sucesso é ter uma estrutura profissional de trabalho.

Quando você tem um domínio próprio acaba possuindo inúmeras maneiras de atrair e cativar o público, seja com artigos, com reviews, ou com uma lista de e-mails.

É preciso pensar na experiência do usuário dentro da plataforma, pois o Pinterest preza para que seu público fique satisfeito.

Fazer redirecionamentos, ou mandar as pessoas apenas para páginas de vendas, não é uma coisa profissional, nem desejável, dentro de lugar nenhum.

Quem teve o link de afiliado no Pinterest bloqueado, precisa rever suas práticas de divulgação e começar produzir conteúdo relevante para o público.

Desejo que esse artigo tenha esclarecido a questão de links de afiliado dentro do Pinterest e que você possa adequar o quanto antes sua forma de divulgar dentro dessa plataforma para não sofrer bloqueios desnecessários.

Abraços,

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Midi disse:

    Excelente artigo, devemos nos precaver mesmo obrigada por sempre dividir seu conhecimento, eu estou sempre aqui pra aprender com quem sabe,sou aluna do Pinterest pro e é um curso top. Seguindo seus passos!Abraços e sucesso pra você sempre.