A distribuição de conteúdo é, sem dúvida, o passo mais importante para um negócio digital.
Não adianta escrever artigos épicos e fazer vídeos maravilhosos se você não divulgar e mostrar para o público que esse conteúdo existe para ser consumido.
Percebo que muitos empreendedores acabam pecando nessa parte, ou deixam uma porta de divulgação para trás, ou usam apenas uma estratégia, quando o conteúdo poderia ser muito melhor distribuído.
É importante pensar aqui, que quanto mais pessoas souberem do seu conteúdo, mais chance você tem de passar sua mensagem e também de vender seu produto, ou serviço.
Para quem é afiliado é importantíssimo divulgar ao máximo, pois a partir das visitas no seu conteúdo é que as pessoas chegarão até a página de vendas do produto que estiver promovendo, não é mesmo?
Todo mundo sabe que produzir conteúdo dá muito trabalho e ocupa bastante tempo, então para fazer valer e obter o máximo desse investimento humano, é preciso divulgar corretamente.
Distribuição de conteúdo – 5 formas práticas e que dão resultado

Nesse artigo você conhecerá 5 locais muito importantes para distribuir conteúdo, tanto de forma gratuita, como de forma paga, mas investindo bem pouco. Vamos lá?
Quem segue meu trabalho sabe que eu uso e ensino sobre divulgação no Pinterest, então não é novidade eu indicar essa plataforma.
Mas, o que você pode não saber é que ele será fundamental para seu negócio, principalmente se estiver no começo quando ainda não tem seguidores e um público constituído.
Por que isso acontece?
Porque o Pinterest mostra seus pins mesmo que você não tenha seguidores dentro da plataforma, ou seja, ele não se baseia nesse tipo de quesito para espalhar os conteúdos ali dentro.
Assim, mesmo que você esteja promovendo o primeiro artigo do seu blog, conseguirá alcançar audiência orgânica divulgando dentro do Pinterest.
Google Ads
É a plataforma de anúncios do Google, e não precisa se assustar porque dá para usar o serviço investindo bem pouco.
Na mesma linha do Pinterest, o Google Ads também não exige que você já tenha uma audiência constituída para mostrar sua campanha.
Ou seja, também é muito bom para quem está começando, pois conseguirá atrair tráfego qualificado gastando pouco.
É uma ferramenta poderosa para quem está começando e vai alavancar muito a criação de audiência.
Lembre-se que o Google é o maior buscador e possui milhões de usuários todos os dias, ou seja, o seu público ideal, com certeza, passa pelo Google e você precisa atingir essas pessoas de alguma forma.
Instagram, Telegram, Lista de e-mail
Se o Pinterest e o Google Ads distribuem seu conteúdo mesmo que você não tenha nenhum seguidor, nem inscritos, o mesmo não acontece com as mídias sociais.
Você precisa ter um perfil no Instagram, pode criar um canal no Telegram, e ainda ter uma lista de e-mail, mas enquanto não tiver pessoas inscritas nesses locais, não adianta levar seu conteúdo para lá.
Veja, as redes sociais espalham o conteúdo conforme o número de seguidores e inscritos, ou seja, depende do quanto você já é popular para atingir mais público com suas postagens.
Assim, se você não colocar primeiro no Pinterest e no Google Ads, vai demorar muito até ter os primeiros seguidores e inscritos.
A estratégia detalhada da distribuição de conteúdo
Eu sei que muita gente tem medo de anúncios pagos, mas confesso que depois que comecei usar esse recurso tudo ficou muito mais fácil para meu negócio.
Então o que você precisa fazer primeiro?
Quando produzir um vídeo, ou um artigo no blog, crie os pins no Pinterest e também invista algum dinheiro fazendo uma campanha no Google Ads.
A divulgação nesses dois lugares vai trazer as primeiras pessoas para seu blog, para seu canal, e suas redes sociais.
A partir daí ficará mais fácil conseguir um alcance maior quando fizer postagens nas redes sociais que é de onde vem tráfego orgânico.
Crie uma conta comercial no Pinterest e invista tempo criando pins chamativos que tenham as palavras chave relacionadas ao assunto, pois assim você tem chance de aparecer quando alguém pesquisar.
Mas, independente disso seu conteúdo já estará sendo entregue mesmo que sua conta tenha apenas um dia.
Criando uma campanha inteligente no Google Ads você também consegue divulgar seu blog, seu canal, e suas redes sociais, aumentando o exponencial de público interessado no assunto do seu negócio.
Você pode até mesmo anunciar para uma landing page e entregar uma isca digital, levando inscritos para sua lista de e-mail.
Não necessariamente é preciso vender alguma coisa para anunciar, as campanhas funcionam muito bem para captação de leads também.
Percebe como as duas estratégias juntas resultam em mais pessoas interessadas no seu negócio, e muito mais rápido que contar apenas com o tráfego orgânico?
Desejo que esse artigo sobre distribuição de conteúdo ajude você a criar uma estratégia de divulgação mais efetiva e que permita crescer sua audiência mais rapidamente. Me segue lá no instagram 😉 @eu.tatiane.faria
Deixe um comentário