Como Fazer Curso Online do Zero e se Tornar um Produtor Digital

Se você chegou até este post é porque está com planos de fazer um curso online e se tornar um produtor digital.

E eu fico muito feliz e espero de verdade te ajudar com as informações que vou compartilhar aqui.

Eu me tornei produtora e decidi criar um produto digital em janeiro de 2018. E depois deste acontecimento várias pessoas entraram em contato comigo para tirar dúvidas e entender melhor esse mercado de cursos online.

Pensando nisso, eu criei este artigo bem rico em conteúdo e dicas para que te ajudar a criar e lançar seu curso online do zero!

> Descubra como Alcançar Resultados Extraordinários em Lançamentos de Produtos Digitais Sendo Você um Produtor ou Afiliado, mesmo com pouca audiência.

Os primeiros passos como Produtor Digital

como criar um curso online

Antes de qualquer coisa você precisa ter uma ideia ou buscar uma ideia para lançar no mercado. Minha ideia veio através de uma dor que eu tive no meu trabalho com afiliada de infoprodutos.

Eu precisava de uma fonte de tráfego gratuita que me permitisse divulgar meus conteúdos, meus links de afiliada sem me bloquear e que ainda me trouxesse resultados.

E eu descobri o Pinterest, mais que isso, eu descobri que no Brasil pouquíssimas pessoas, inclusive eu, não sabiam usar o Pinterest corretamente e nem sabia do potencial de tráfego e vendas que ele possui.

Eis que da minha dor veio a ideia para montar um curso online!

Então, o primeiro passo se você já tem uma ideia é colocar no papel! O fato de colocar no papel torna sua ideia real e mensurável.

Você consegue ver de fato o que você tem a oferecer e como você pode ajudar pessoas com o que você tem a oferecer.

Agora se você sonha em ser Produtor Digital, mas ainda não tem uma ideia de curso ou produto te sugiro ficar atento as necessidades do seu mercado.

Comece a prestar a atenção no seu dia a dia e descubra problemas que você tem e que você gostaria de resolver de um jeito prático. Trabalhe nessa solução e assim terá material para criar seu curso online.

5 passos para Criar um Produto Digital do Zero

como-criar-um-produto-digital

Agora que você já tem a ideia na mão é hora de começar a dar forma ao seu produto digital.

O planejamento, a definição de público alvo, o formato do conteúdo, o conteúdo propriamente dito, recursos necessários e vários outros pontos para que você produza um curso online de qualidade e que realmente seja interessante e ajude sua audiência.

1. Planejamento para Criar um Produto Digital

O planejamento é fundamental e o passo mais importante do processo. Ele exige bastante dedicação, mas se bem feito pode ter certeza que te poupará muito tempo.

Eu fiz meu planejamento em arquivo de word. Coloquei tudo o que eu pensava, todas as ideias que eu tive, os objetivos, medos e etc.

E depois de “jogar” tudo lá eu fui organizando. Continuei minhas pesquisas, meus testes e fui alimentando meu planejamento.

Da ideia do meu curso até o lançamento foram 7 meses. E eu não estou dizendo que você precisa demorar tanto tempo para montar o seu curso online.

Eu fui fazendo no meu tempo e levei 7 meses para concluir, ok?

2. Público-Alvo

Público, fator primordial para conseguir fazer vendas e ter um curso online de sucesso! Se você não souber exatamente quem é o seu público-alvo, sua comunicação não será efetiva e seu público não conseguirá entender porque ele precisa do seu produto ou curso.

O meu curso de Pinterest consegue atender as necessidades de vários públicos. Afinal todo mundo que tem um negócio na internet e está em busca de tráfego gratuito e vendas pode usar o Pinterest.

Mas para ter resultados expressivos eu precisava escolher um único público e focar minha comunicação nesse público. E assim eu fiz! Veja na chamada que eu fiz na imagem abaixo.

Meu público-alvo era afiliados de produtos digitais que trabalhavam com estratégia de mini sites, otimização. Mas o curso atende um público muito maior. Entretanto eu precisava me posicionar.

Curso Pinterest Pro para Afiliados

Depois do lançamento do curso, quando a “poeira” baixou eu decidi criar outra página de vendas mais aberta a outros públicos e deixar os afiliados escolherem qual página e qual público eles iriam trabalhar.

Veja na imagem abaixo como nessa página eu deixei mais em aberto minha chamada para ação. E no vídeo de vendas eu explico certinho como o conteúdo pode ajudar e quais problemas ele pode resolver.

como-criar-curso-online

Então, invista seu tempo na definição do seu público-alvo.

3. Formato do Conteúdo

Estamos falando a todo momento como fazer curso online, porém você não precisa necessariamente lançar um curso em vídeo-aulas.

Você pode lançar um e-book, um software, um app e etc. São vários os formatos digitais hoje disponíveis no mercado.

O mais importante é você pensar no seu conteúdo e como é a melhor forma de transmitir esse conteúdo para seu público.

Esteja onde seu público está e veja o que ele consome mais. É um público que lê muito? Ou é um público mais visual?

Após ter estes dados você saberá qual a melhor forma de entregar esse conteúdo para o seu público.

Eu optei por montar um curso online em vídeo-aulas por se tratar de algo mais novo no Brasil e por ser importante o meu aluno ver o passo a passo de como fazer.

4. O Conteúdo

Agora que você já planejou, já definiu seu público-alvo, já escolheu o formato do seu conteúdo é hora de organizar o seu conteúdo.

Pegue seu planejamento e organize lá mesmo os módulos do seu curso online ou os capítulos do seu e-book. Veja o que vai ensinar em cada um dos módulos ou capítulos.

Assim você conseguirá ver a estrutura do seu conteúdo e se o conteúdo está completo, se está didático e se realmente vai ajudar o seu público a resolver a dor que ele busca resolver ao consumir seu conteúdo.

Ao organizar tudo você conseguirá ver quais os pontos fortes e fracos que precisam ser melhorados!

5. Recursos Necessários

Depois de tudo organizado você conseguirá saber exatamente quais os recursos necessários para você montar o seu curso online ou seu e-book.

E quando eu falo em recursos estou falando de equipamentos para gravar os vídeos, programa de edição, microfone, cenário, algum material extra que possa precisar.

No caso do e-book, fontes de imagens gratuitas, se você mesmo vai cuidar do layout ou se vai contratar um design, quem vai revisar seu conteúdo para eliminar erros ortográficos ou de concordância.

Tudo isso precisa entrar no seu planejamento para que você não tenha surpresas no meio do caminho.

Quanto custa fazer um curso online?

como-fazer-curso-online

O valor investido para montar um curso online vai depender, claro de todos as aspectos que falamos acima. Mas vamos à algumas estimativas.

No caso de um curso online em vídeo-aulas por exemplo você vai precisar de um equipamento mínimo para gravar e editar as aulas.

Eu, por exemplo, usei meu celular para filmar e usei um microfone de lapela que é super barato. E as aulas em passo a passo eu usei a opção de gravar a tela do meu computador.

Tanto para gravar a tela do computador como para editar os vídeos eu uso o Wondershare Filmora. Mas existem várias opções pagas e gratuitas no mercado.

No caso do e-book você pode criar no próprio power point ou usar sites que te permitem criar e-books gratuitamente. Eu recomendo o canva.

Além dos equipamentos há um custo com domínio, caso você deseje ter um domínio com o nome do seu produto, eu já tinha um domínio e decidi usar o que eu já tinha.

Página de Vendas, a página de vendas é essencial no processo e precisa ser bem feita, afinal é através dela que você irá se comunicar com o seu público. Neste caso há opções gratuitas e também opções pagas.

Eu optei por usar a versão gratuita da klickpages e adorei. A Klickpages tem parceria com a Hotmart e você pode usar até 3 páginas gratuitas.

Mas fica a seu critério qual recurso usar. Lembre-se apenas de incluir no seu orçamento.

Outro custo é com a plataforma que você decidir hospedar o seu produto. As mais famosas no mercado atualmente são a Hotmart, Monetizze e Eduzz. Como eu disse, o meu curso está hospedado na Hotmart.

Cada plataforma tem seu custo, mas os valores são super baixos e é super tranquilo. E o mais legal é que você só paga essas taxas se você vender.

Para compartilhar com vocês a Hotmart cobra uma taxa de 9,99% + R$1,00 por cada venda realizada. Essa taxa é sobre o valor do produto ok?

Se você não vender, não paga. E além dessas taxas eu pago mais R$ 2,49 também por cada venda realizada para hospedar meus vídeos dentro da Hotmart. Você tem a opção de hospedar seus vídeos no Vimeo, no YouTube ou dentro da própria plataforma.

Eu recomendo você hospedar no Vimeo ou dentro da plataforma por uma questão de segurança, ok?

Outra decisão importante é sobre a parte visual do seu produto digital. Se você mesmo vai criar sua logomarca, suas imagens, banners, mídias de divulgação no geral.

Eu fechei minha parceria com a Cláudia Rodrigues, ele é afiliada e também designer. Super valeu a pena.

Eu falei aqui de alguns custos que eu vivenciei na minha realidade apenas para te dar uma noção.

Afinal vai depender do seu nicho de atuação e várias outras coisas. Se você for lançar um curso online de culinária, por exemplo, precisa saber exatamente os utensílios que vai precisar, os ingredientes e etc.

Hora de Colocar a Mão na Massa e Montar o Curso Online

como se tornar produtor digital

Eu só sentei para gravar minhas aulas depois que eu já tinha definido tudo o que eu compartilhei com vocês.

Quando cheguei nessa fase eu já estava mais segura e mais certa do que eu queria. Então, eu tirei alguns dias para gravar, editar e preparar o lançamento.

E deu tudo certo! Por isso se planejar é fundamental, você diminui muito as chances de erro e retrabalho.

Como Lançar um Curso Online no Mercado?

Depois de seguir todas as etapas é hora de planejar o lançamento do seu curso online, não é mesmo? E eu vou repassar algumas dicas que deram certo para mim e que podem te ajudar.

Defina uma data de lançamento

Ao definir uma data você não enrola e fica mais fácil para se organizar.

Libere acesso grátis

Sim, libere alguns acessos grátis para pessoas ligadas ao seu público-alvo e que sejam de confiança. Peça para essas pessoas um feedback do seu conteúdo. Assim se precisar mudar algo ainda dá tempo.

E caso elas aprovem o seu conteúdo pergunte se elas lhe dariam um depoimento. Use esses depoimentos em sua página de vendas.

Faça Parcerias com Afiliados

Se você quiser ampliar suas formas de divulgação e alcance do seu produto faça parceria com afiliados. É uma ótima opção principalmente para quem está começando no mercado como produtor digital.

Convide afiliados para divulgar seu curso online e negocie comissões interessantes para ambos.

Crie Canais de Comunicação

Eu sugiro a criação de grupos seja no Facebook ou no Whatsapp para que você possa se comunicar com os seus afiliados e também com seus alunos.

Crie um grupo e compartilhe o máximo de informações com os seus afiliados. Inclusive, antes da data oficial de lançamento. Assim, eles estarão preparados para quando chegar o lançamento oficial.

E crie um grupo de alunos também. Neste grupo você poderá ajudar seus alunos e conhecer de perto quais as dúvidas eles estão enfrentando e ir melhorando cada vez mais seu curso online ou produto digital.

Prepare conteúdo relacionado

Prepare conteúdos relacionados para atrair o seu público-alvo. Escreva artigos, dê dicas nas redes sociais, grave vídeos, envie e-mails para sua audiência.

Seja criativo e prepare conteúdo para todas os dias de lançamento.

Lembre-se de disponibilizar conteúdos para seus afiliados também.

Como Ganhar Dinheiro como Produtor Digital

Se você se planejar, conhecer bem as dores e necessidades do seu público e seguir as dicas aqui repassadas sem dúvidas irá ganhar dinheiro como produtor digital.

Meu lançamento foi um sucesso e superou todas as minhas expectativas! Os 7 meses de trabalho, pesquisa e teste valeram super a pena.

E até hoje o meu curso me traz uma renda mensal bacana. Eu estou sempre em contato com meus alunos e cada nova demanda eu gravo novas aulas.

O meu objetivo principal é ajudar essas pessoas a conseguir muito tráfego gratuito e realizar vendas usando o Pinterest e eu me empenho todos os dias em cumprir minha missão.

E se você também deseja montar seu curso online e ganhar dinheiro como produtor digital e está em busca de um apoio ou de treinamento que te ajude a passar por todas essas etapas de forma mais tranquila e sem perder tempo é só clicar aqui.

Espero que este conteúdo tenha te ajudo e que você consiga excelentes resultados como produtor digital.

>> Descubra como Alcançar Resultados Extraordinários em Lançamentos de Produtos Digitais Sendo Você um Produtor ou Afiliado, mesmo com pouca audiência.

Quer receber Dicas para se Tornar um Afiliado Profissional?

Tatiane Faria

Olá, meu nome é Tatiane Faria, tenho 30 anos, sou casada, mãe da Alice e agora Empreendedora Digital. Descobri à mobilidade da internet e as possibilidades que ela oferece. Quer descobrir também?

Website: https://euempreendedora.com

    3 Comentários

    1. Nossa Tati! Que artigo sensacional é completo. Tô inl😍ve com tanta dica bacana.
      Quando eu li a parte que diz assim:

      “Comece a prestar a atenção no seu dia a dia e descubra problemas que você tem e que você gostaria de resolver de um jeito prático.”

      Eu fiquei pensando aqui com meus botões. Eu tenho vontade de criar Tati, sei fazer algumas coisas sabe! Sei editar fotos, sei mexer com tantas coisas na Internet por exemplo, e me peguei pensando nessa tua frase aqui.

      Talvez eu queira criar um curso, mais li essa frase e pensei. O que eu poderia fazer? Prestar atenção no meu dia a dia e descobrir problemas que eu tenha? Mulher! Eu tenho tantos problemas kkkk, mais eu realmente não conseguir chegar a pensamento algum referente a esse assunto.

      Não sei, eu quero criar, adoro ajudar quando posso, faço até de graça sabe! Sério, já criei coisas para os outros e não cobrei nada, só por gostar de fazer mesmo, mais sinceramente não sei como prestar atenção na minha dor e criar um curso online por exemplo. Tô até agora pensando como eu faço isso? Kkkk tem horas que sou meia lenta.

      Gostei muito desse teu artigo, e viu ficar agora aqui penando e pensando o que, e como fazer para de repente criar algo que eu possa ajudar as pessoas.

      Obrigada por esse conteúdo…

      • Olá Rose! É um prazer receber seus comentários aqui no blog. Fiquei muito feliz e emocionada ao ler seu comentário. E posso te dizer uma coisa, você está no caminho certo. Se preocupe em ajudar as pessoas e o universo vai conspirar ao seu favor. O importante é estarmos atentos, pois do nada, você vai encontrar uma oportunidade. Comece a entregar o seu melhor e logo sua audiência vai começar a te cobrar o que ela quer receber de você. Tudo tem o tempo certo de acontecer. Desejo muito sucesso para você. Bjos

        • Muito obrigada Taty pelo seu comentário amor.
          Eu vou fazer sim da certo, e vou trazer conteúdos que possam ajudar as pessoas, enfim. Eu sou nova com o meu projeto online, mas eu espero crescer e, aprender cada dia mais. E assim, poder ajudar ainda mais as pessoas quando elas vinherem me solicitar ajuda. Ti agradeço por cada feedback, viu!
          Gratidão sempre….
          Beijocas lindona….

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *