Aprender como vender sem vender é o segredo do sucesso de todo afiliado que deseja ser profissional e viver completamente da internet.
Se você está nesse mercado há algum tempo já deve ter ouvido essa expressão “vender sem vender”.
Parece um eufemismo, mas partindo do princípio que as pessoas não compram produtos e sim transformações, isso faz todo sentido para o afiliado.
Um exemplo disso é o que aconteceu comigo.
Um certo dia estava no Youtube e assisti a um vídeo da empreendedora Karine Otto onde ela mostrava que trabalhava em casa, que ganhava 10 mil reais e podia ficar perto da família.
Na hora, eu me conectei com a mensagem do vídeo, porque eu também queria trabalhar em casa, ganhar 10 mil reais por mês e poder ficar perto da minha filha.
A partir do vídeo eu desejei saber COMO eu poderia ter aquele estilo de vida, o que eu precisaria fazer para viver dessa forma.
E então, no vídeo, ela falava do seu treinamento, o Viver Melhor Agora (que não está mais no ar), e que através dele eu aprenderia como trabalhar em casa e ter ganhos acima da média.
Agora vem a pergunta: Eu comprei um curso, ou comprei a transformação de vida que eu desejava?
E assim acontece com o público de qualquer nicho de mercado, as pessoas não se interessam pelos cursos, mas sim pela mudança que esses ensinamentos trarão para a vida delas.
Como vender sem vender e ter resultados recorrentes na internet
Então para você vender dessa maneira, é preciso conhecer o avatar.
Eu falo isso sempre, e vou continuar repetindo, porque ainda existem pessoas que não ligam para isso.
Porém conhecer as pessoas que fazem parte do seu nicho de mercado, suas dores, seus sonhos, as dificuldades, as crenças, é fundamental dentro do processo de como vender sem vender.
Como você poderá encontrar solução para problemas que você desconhece?
Como poderá indicar um curso, ou alguma ferramenta sem ter certeza que aquilo vai mesmo ajudar o público?
É por isso que conhecer o avatar a fundo é a primeira missão de toda pessoa que deseja trabalhar como afiliado profissional.
Por exemplo, mães que desejam ficar perto dos filhos têm desejos diferentes de uma pessoa solteira que quer trabalhar de qualquer lugar do mundo.
Mas, apesar de serem dores diferentes, você percebe que um mesmo produto poderá ser a solução para os dois casos?
É isso que você precisa conhecer, pois dentro de um público amplo existem dores e desejos diferentes, mas que no final possuem a mesma solução.
Vamos pegar como exemplo o curso Copy Sem Segredos, que ensina como ser um afiliado profissional.
O avatar desse curso são pessoas que desejam trabalhar pela internet e construir um negócio online sólido e recorrente.
Percebe que serve tanto para a mãe que quer estar perto dos filhos, como para os nômades digitais que querem correr mundo e trabalhar de onde estiverem?
No processo de saber como vender sem vender você precisará descobrir as nuances do seu público ideal.
Ajudar essas pessoas a alcançarem suas metas e só então mostrar uma solução definitiva na forma do produto que está promovendo.
Elas não comprarão o produto em si, mas a transformação que desejam obter através dele.
Coisas que você NÃO DEVE fazer na hora do como vender sem vender
Acredito que já tenha entendido o conceito nessa altura do texto, mas existem coisas que você não deve fazer se deseja ser um afiliado profissional. Veja:
Mentir
Nunca diga que a pessoa conseguirá alcançar um determinado objetivo se o seu produto não proporcionar isso.
Além de causar uma frustração no público ainda terá que lidar com rejeição, reembolso de vendas, e fracasso em seu negócio.
Inventar
Nunca aumente as qualidades de um produto apenas para atender as necessidades do público.
O processo é exatamente o inverso, você conhece as necessidades e aí procura algo que seja exatamente o que as pessoas precisam.
Iludir
Não mostre resultados que você nunca teve, não tente criar uma personagem apenas para se conectar com o público.
Mostre o seu dia a dia, a sua realidade, porque acredite que de onde você está, já tem vários passos na frente das pessoas que ainda não saíram do lugar.
Falar a realidade é a melhor maneira de atrair e cativar o público, pois elas percebem que ali está uma pessoa real.
Todo processo tem dificuldades, e quando você mostra isso dá oportunidade para as pessoas saberem se querem mesmo encarar o desafio.
Falar dos medos, das inseguranças, é muito importante, pois com certeza estará atingindo o ponto fraco da maior parte do seu público.
Uma história para inspirar
Há algum tempo, levei minha filha ao médico e o processo acabou demorando e chegando perto da hora do almoço.
Nós duas estávamos com fome quando e quando dirigia para casa no caminho decidi almoçar num shopping próximo.
Ela ficou muito feliz. Nós almoçamos, ela brincou nos brinquedos e só voltamos para casa depois de fazer algumas compras.
Veja, isso foi em uma segunda feira.
Quando eu trabalhava CLT sonhava em poder fazer isso, ir ao shopping em plena segunda feira sem ter hora para voltar, poder ficar despreocupada.
Hoje, graças ao meu trabalho digital eu posso fazer isso porque tenho o tempo e o dinheiro necessários.
Quando me dirijo às mães que são minhas alunas, ou estão querendo trabalhar em casa é esse tipo de coisa que eu mostro.
Que, se elas fizerem tudo que eu faço, elas também poderão ir passear com os filhos no shopping, em plena segunda feira.
Eu sei que quando mostro fotos minhas em casa com minha filha, desperto o desejo de fazer isso em muitas mães que querem empreender.
Da mesma forma você também pode ser a inspiração que seu público precisa, e isso não deve (nem pode) ser falso.
Quando mostramos nosso mundo real para as pessoas acabamos nos aproximando mais do público, e isso faz com que nos vejam como um objetivo a ser alcançado.
Desejo que esse artigo sobre como vender sem vender tenha despertado o desejo de conhecer melhor seu avatar e, com isso, se conectar e vender mesmo que não faça uma oferta direta.
Deixe um comentário