Aprender como vender pelo Google é a melhor maneira para alavancar seu negócio, seja como afiliado, produtor, ou dono de e-commerce.
O Google é o maior mecanismo de busca e é visitado por milhões de usuários todos os dias.
Dessa forma, ele é a melhor vitrine para qualquer tipo de negócio, pois com certeza o público do seu produto passa por ali.
O mais interessante sobre o Google é que você pode tanto divulgar produtos seus, como também vender produtos sendo afiliados em plataformas digitais.
E, a melhor notícia sobre esse buscador, é que tanto dá para divulgar e vender utilizando tráfego orgânico sem investir dinheiro, como também é possível fazer isso através dos anúncios no Google Ads.
Como Vender pelo Google utilizando tráfego orgânico
O jeito mais simples, e que a maioria das pessoas utiliza para divulgar no Google, é aplicando técnicas e estratégias de SEO.
SEO é o termo utilizado para a expressão em inglês Search Engine Optimization, e que significa Otimização para os mecanismos de busca.
De uma maneira geral, são estratégias que aplicamos em artigos de blog, título e descrição de vídeos, e também nas postagens das redes sociais.
O que essas estratégias precisam para serem eficientes?
Veja aqui um pequeno passo a passo para fazer SEO corretamente em seu negócio digital:
1 – Pesquisa de palavras chave
Tanto para tráfego orgânico, como para o pago, você precisará fazer a pesquisa de palavras chave completa para seu produto/serviço, ou nicho de mercado.
É importante fazer uma pesquisa geral e obter todos os termos que as pessoas costumam usar quando entram para pesquisar sobre o assunto no Google.
Faça também uma pesquisa mais refinada, com expressões mais detalhadas, o que é chamado “cauda longa”, e que determina uma busca mais específica que é feita.
As palavras chave são a base do SEO e também dos anúncios pagos, sem elas não tem como seu público te achar.
2 – Criação de conteúdo otimizado
Se você tem blog, mini site, redes sociais, canal no Youtube, sempre vai precisar criar o conteúdo utilizando as palavras chave que encontrou.
Sempre utilize um termo para ser otimizado como principal, e inclua o maior número de palavras chave relacionadas que puder, assim seu conteúdo ficará otimizado, mas sem correr risco de ser considerado super otimização.
Repetir muitas vezes o mesmo termo no mesmo conteúdo deixará ele pesado, ruim de ler, além de não ser visto de forma boa pelo Google.
3 – Backlinks
Esses são os links que outros sites e páginas criam quando mencionam, ou indicam, o seu conteúdo para o público.
Como não podemos ficar esperando essas indicações acontecerem, então temos que fazer nós mesmos, e aqui é preciso se reinventar um pouco para que o Google não desconfie.
Para conseguir os backlinks basta fazer uma pesquisa dentro do seu nicho de mercado e encontrar blogs e páginas que permitam deixar comentários.
Deixe sempre comentários inteligentes e construtivos, porque assim fica mais difícil do dono do blog não aprovar.
4 – Divulgação
Sempre que produzir um novo conteúdo, seja vídeo, postagem nas redes sociais, ou artigo no blog, é preciso divulgar o máximo que puder.
Compartilhe seu conteúdo nas suas próprias redes sociais, no Pinterest, no Tumblr, e também em sites como Medium e Administradores, assim você divulga e faz backlink ao mesmo tempo.
Como Vender pelo Google através de anúncios pagos
Outra maneira de vender utilizando o google como fonte de tráfego é através do Google Ads, o programa de anúncios que ele possui.
Toda vez que você entra no Google para pesquisar alguma, com certeza já percebeu que os primeiros resultados estão sempre marcados como “anúncio”.
Ou seja, quando uma empresa paga para o Google anunciar, ele coloca essa propaganda em primeiro lugar, antes dos resultados orgânicos da busca.
Veja, no caso do anúncio pago você não precisa fazer um trabalho de SEO, mas vai precisar fazer a pesquisa de palavras chave, pois será através delas que criará o anúncio que deseja.
Sempre que alguém pesquisar pela palavra chave que você determinou na hora de criar o anúncio, sua propaganda aparecerá nos primeiros lugares das buscas.
Dentro do Google Ads, existem várias maneiras de anunciar e vender como afiliado, seja anunciando diretamente para o nome do produto, ou utilizando palavras chaves do nicho que são relevantes para sua oferta.
Assim, através da mudança nas palavras chave você consegue direcionar sua oferta para todos os momentos do funil de vendas, atingindo público maior e que realmente está interessado no que está promovendo.
Sem dúvida, quando você tem um produto que resolve mesmo os problemas do público, utilizar o Google Ads para promover é a melhor forma de fazer vendas mais rapidamente do que usando tráfego orgânico.
Muitas pessoas tem medo de anunciar por causa do investimento, mas a hora que você aprende como fazer isso corretamente, dificilmente ficará no prejuízo.
Para quem quer ter sucesso no mercado de afiliados é primordial aprender como vender pelo Google, seja com SEO ou com anúncios pagos.
Desejo que esse artigo ajude você a entender melhor as formas de usar o Google como sua vitrine de negócios e fazer muitas vendas todos os dias.
Deixe um comentário