Saber como fazer seu Pinterest bombar do jeito certo é importante, pois qualquer deslize dentro da plataforma pode valer sua conta.
E, se até algum tempo atrás a plataforma possuía muitas diferenças das outras, conforme o tempo vai passando ela vai começando a exigir novos parâmetros para que o conteúdo seja veiculado para o público.
Isso tudo acontece porque a plataforma é um mecanismo de buscas, e exatamente como o Google, ou o Youtube, deseja proporcionar a melhor experiência para seus usuários.
Por isso, cada produtor de conteúdo dentro do Pinterest precisa ficar de olho nas mudanças, e principalmente, nos novos parâmetros de engajamento para deixar sua conta alinhada com os desejos da plataforma.
Nesse artigo eu mostro 6 pontos importantes, alguns até inovadores para o tipo de plataforma que é o Pinterest, e que você precisa começar a prestar atenção na hora de criar o conteúdo para lá.
Como fazer seu Pinterest Bombar – 6 pontos a considerar na hora de produzir seu conteúdo
1 – Vídeos
Não tem jeito, no mundo todo o conteúdo entregue em vídeo está aumentando, para atender a um público que não tem tempo para ficar lendo, ou gosta de consumir conteúdo fazendo outras atividades paralelamente (os chamados multitarefas).
Para atender o perfil desses novos usuários, o Pinterest também está dando uma boa relevância para conteúdo em vídeo, então é bom começar a pensar em criar alguns elementos, dentro desse formato, para bombar sua conta.
2 – Engajamento do público
Se antes o Pinterest não levava o engajamento do público em consideração na hora de mostrar o conteúdo, agora esse já é um fator que faz diferença para a plataforma.
Talvez como uma forma de saber se aquele conteúdo é mesmo relevante, ou para medir a satisfação de seus usuários com o que está sendo veiculado, a verdade é que é preciso criar peças onde a interação seja incentivada.
Da mesma forma como fazemos nas sociais, com perguntas, ou pedindo sugestões, é importante incentivar o público comentar no seu conteúdo.
3 – Originalidade
Sei que é bem complicado criar conteúdo diferente para cada rede social, mas a verdade é que é importante para o Pinterest que o conteúdo ali dentro seja feito para lá.
Por exemplo, muitas pessoas compartilham artigos de blog usando a imagem na horizontal, pense em criar uma imagem nos moldes do Pinterest para promover seus artigos (na vertical).
A mesma coisa os vídeos do canal, crie pins nos moldes do Pinterest para levar a audiência até seus vídeos.
Evite fazer compartilhamento diretamente do Youtube que trará uma imagem fora dos moldes da plataforma e que, muitas vezes, nem possuirá apelo para o público assistir.
4 – Use os recursos da plataforma
O Pinterest deseja que os usuários utilizem os recursos que ele disponibiliza.
Assim, aproveite e crie pins no formato “idea pins” que é uma espécie de carrossel onde poderá passar conteúdo relevante com mais detalhes e ao mesmo tempo oferecer uma experiência diferente para o público.
5 – Frequência de publicação
É uma métrica óbvia, mas sempre acho importante reforçar que você deve ter uma rotina diária de publicação dentro do Pinterest.
Nem que for para postar um pin apenas, não deixe de alimentar sua conta com conteúdo original.
6 – Tags relevantes
Sempre diversifique suas palavras chave para alcançar um público maior dentro do assunto do seu nicho.
Evite fazer muitos pins com a mesma palavra chave, e assim evitará a concorrência em SEO com seu próprio conteúdo.
Mostre para a plataforma qual é o assunto do seu conteúdo e qual tipo de público deseja atingir.
Se você quer aprender de forma profissional como fazer seu Pinterest bombar, meu curso Pinterest Pro está com as inscrições abertas.
Desejo que esse artigo ajude você ter mais relevância e resultados com sua conta dentro do Pinterest.
Deixe um comentário