Como fazer SEO corretamente e receber visitas orgânicas do Google

É muito importante saber como fazer SEO do jeito certo, pois sem isso seu blog e mini sites não conseguem ranquear na primeira página do Google. 

Estar na primeira página é importantíssimo, pois assim as pessoas que fizerem pesquisa dentro do seu nicho encontrarão sua página e farão visitas. 

É importante saber que uma grande parte do meu sucesso financeiro como afiliada vem justamente de fazer SEO do jeito certo. 

Nesse artigo mostrarei quais os pontos principais para otimizar seu conteúdo e fazer com que ele apareça na primeira página do Google. 

Como fazer SEO e deixar seu conteúdo otimizado para os mecanismos de busca

como-fazer-seo-no-google

O nome Search Engine Optmization pode assustar em um primeiro momento, mas é uma prática muito simples de executar. 

Para ter sucesso com ele é preciso dedicação e, principalmente, atenção, pois qualquer ponto mal feito pode colocar tudo a perder. 

A principal vantagem de aprender como fazer SEO é poder receber visitas orgânicas, aquelas que chegam até sua página através de pesquisa. 

Esse público orgânico é altamente qualificado, pois está procurando pelo assunto que você cria conteúdo.

São pessoas que tem uma grande chance de se tornarem compradores do produto que está promovendo, porque já estão querendo saber sobre ele. 

Então, trocando em miúdos, SEO é você otimizar seu conteúdo através de palavras chave, para que ele seja encontrado no Google, quando alguém pesquisar pelo assunto. 

Os objetivos do seu conteúdo podem ser variados, como vender algum produto, ganhar dinheiro com o Google Adsense, captar leads, divulgar seus serviços, etc. 

Veja um passo a passo para fazer SEO corretamente. 

1 – Planejamento 

Para definir as palavras chave do seu conteúdo é preciso responder 2 perguntas principais: 

O que seu avatar está procurando, quais são as dores dele? 

A coisa mais importante em como fazer SEO é ter um estudo completo do avatar do seu nicho de mercado, e conhecer quais são seus problemas, pois assim ficará mais fácil produzir um conteúdo que realmente seja relevante. 

Como ele procura isso no Google? 

Os termos exatos que seu público usa devem ser colocados dentro do seu conteúdo, porque assim o Google entenderá que seu conteúdo atende aquela pesquisa. 

Assim, não adianta usar palavras chave aleatórias, é preciso saber exatamente COMO seu público faz as pesquisas. 

Para isso é importante usar ferramentas de palavras chave que servem justamente para mostrar como o público faz pesquisa. 

Existem três ferramentas gratuitas que você deve usar para fazer essa pesquisa: Ubersuggest, Answer the public e o próprio Google. 

Sabendo quais são as dores e problemas do seu público, digite isso nas ferramentas para obter os termos exatos que as pessoas usam. 

Vá fazendo pesquisas e procure selecionar e usar as palavras chave que sejam mais exatas para o que o público está buscando. 

A partir da palavra chave crie conteúdos que realmente ajudem sua audiência a ter respostas e resolver problemas. 

Perceba que tudo fica em volta da palavra chave, então quanto mais você pesquisar e tiver opções, mais vai conseguir produzir conteúdo que interesse mesmo para as pessoas. 

2 – Ação 

Depois de conhecer as dores do seu público e escolher as palavras chave que seu público utiliza, é hora de produzir seu conteúdo. 

A diferença aqui é que esse conteúdo estará otimizado, ou seja, quando alguém entrar no Google e procurar pelas palavras chave que você está usando, com certeza chegará no seu blog/mini site também. 

Entenda que, quando eu falo conteúdo, estou falando sobre artigos no blog, vídeos para o canal, e as postagens nas redes sociais. 

TODO seu conteúdo precisa estar focado nas palavras chave da sua pesquisa, para que ele seja encontrado facilmente pelo público. 

Como fazer SEO – Onde colocar suas palavras chave 

Existem locais mais relevantes para colocar as palavras chave dentro do seu conteúdo. 

Elas precisam estar em: 

  • Títulos e subtítulos – Sempre no título principal e em pelo menos, dois subtítulos que podem ser H2, H3, etc.
  • Dentro do conteúdo – espalhe suas palavras chave ao longo do texto, sempre que houver coerência em usar a palavra, ou expressão. 
  • Nos arquivos das imagens – sempre salve suas imagens utilizando a palavra chave que será otimizada no texto. 

Se você tem um blog no WordPress, recomendo instalar o plugin Yoast SEO, ele é gratuito e ajudará a mostrar se o seu artigo está corretamente otimizado, a partir da palavra chave principal que definir. 

Depois que você coloca a palavra chave no plugin ele aponta 14 itens de otimização, e mostra o quanto você cumpriu dessas metas. 

Seguindo as informações do plugin, basta ir fazendo os ajustes para ter seus artigos otimizados corretamente para o Google. 

O Yoast SEO utiliza as regras de otimização do Google, assim seu artigo ficará dentro das especificações e não correrá risco de ser desprezado pelo algoritmo. 

É claro que não é apenas isso que deixará seu blog completamente otimizado, mas esses dois passos são fundamentais para aprender como fazer SEO e ranquear na primeira página do Google. 

Não despreze o estudo do avatar e nunca produza conteúdo que não contenha as palavras chave do seu nicho, assim terá chance de contar com visitar orgânicas e vender no automático.

Eu aprendi SEO de uma forma simples, prática e rápida com o curso Seo Sem Segredos e super indico. Seo faz parte da minha rotina e não abro mão.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!