Para saber como criar um produto digital do zero, basta ler esse artigo até o final e começar a colocar as dicas em prática.
Se você está começando agora no marketing digital e no mercado de afiliados, já deve ter percebido que o próximo passo para a liberdade financeira é ser um(a) produtor(a).
Claro que essa não é uma regra absoluta, mas posso dizer por experiência que quando você tem um produto seu, tem mais liberdade para vender, e por isso acaba tendo mais resultados financeiros.
Lógico que é mais desafiador, e é necessário ter uma estrutura diferente, até para dar um bom suporte para alunos, mas no final é muito recompensador.
O mais importante antes de dar esse passo de criar um produto, é conhecer os elementos básicos que definirão se ele será um sucesso, ou um fracasso, vamos lá?
Como Criar um Produto Digital do Zero – 9 passos práticos
Seguindo esse pequeno passo a passo, você conseguirá criar seu produto em pouco tempo.
1 – Dor principal
Antes de criar um produto é importante definir QUAL será a dor principal que ele vai resolver.
Sim, porque quanto mais forte for a dor que o produto resolve, mais fácil será chamar a atenção do público e fazer vendas.
Trazendo isso para o marketing quer dizer que quanto mais um produto é útil e necessário para o público mais ele vende, mesmo que seja mais caro, pois as pessoas sabem que aquilo colocará um fim em um problema sério.
Então, a primeira coisa que precisa pensar antes de lançar um produto digital é: QUAL DOR meu produto precisa resolver?
E aí, dentro do nicho de mercado em questão, faça as pesquisas com o público para saber o que FALTA resolver para essas pessoas e baseie seu produto nesse problema.
2 – Avatar
É uma representação gráfica, feita através de respostas dadas a perguntas específicas, do seu público ideal.
Conhecer o avatar profundamente é primordial para criar conteúdo relevante, e também para utilizar os termos e expressões que estabelecem comunicação imediata com as pessoas.
Esse estudo vai muito além da definição de gênero e idade, precisa incluir características como os principais problemas, os desejos, os hábitos, gostos, e tudo que se refira ao público dentro do nicho em questão.
É necessário criar uma personagem que represente exatamente o público que tem interesse no seu produto e que o compraria sem pensar muito.
3 – Formato de entrega
Quando falamos em como criar um produto digital do zero, não necessariamente você precisa criar um curso com dezenas de aulas.
Você pode entregar a solução para o público através de um e-book, ou um mini curso com poucas aulas que vão direto ao ponto.
Para escolher o melhor formato se baseie no estudo do avatar e também no que você pode criar agora.
Fazer cursos com vídeo aulas, requer uma boa qualidade de imagem e som, além de um suporte mais robusto para os alunos.
Dessa forma, se o seu produto couber em um e-book, ou em um curso mais simples, tanto melhor, pois dará acesso rápido e prático para o público e será mais fácil de produzir.
4 – Nome
O nome do produto precisa despertar curiosidade logo de cara, pois assim as pessoas terão interesse em conhecer.
Para ter ideias, aconselho entrar na Hotmart e dar uma olhada nos outros produtos que são do mesmo nicho do seu, assim terá uma noção melhor.
É importante que o nome seja de impacto, fácil de memorizar, e tenha descrição bem persuasiva, com uma promessa que seja mesmo entregue dentro do conteúdo.
5 – Domínio
É importante adquirir um domínio com o nome do seu produto/marca, porque assim as pessoas criam um vínculo mental.
Você não precisa necessariamente criar um blog para o produto em si, mas seria interessante ter conteúdo na internet relacionado, seja em artigos, ou vídeos.
6 – Provas sociais
Para vender mais um produto precisa ter provas sociais, que são depoimentos e testemunhos de pessoas que usaram e tiveram bons resultados.
Para quem está começando, uma boa forma de conseguir esses depoimentos é criando uma versão beta e convidando algumas pessoas para experimentar, e aí deixarem seus testemunhos de sucesso.
Produtos que possuem prova social passam mais credibilidade, são mais fáceis de conquistar o público.
7 – Suporte para alunos
Seja curso em vídeo aulas, ou ebook, você precisará ter um canal aberto para tirar as dúvidas dos alunos, e pessoas que adquirirem seu produto.
Para ebook, normalmente, não é necessário um suporte robusto, mas cursos em vídeo aulas requerem algo mais elaborado e disponível.
8 – Afiliados
Colocando seu produto em plataformas como Hotmart e Monetizze você terá opção de abrir ele para afiliados.
Apesar de ser mais gente vendendo para você, também precisará ter uma logística de acompanhamento, e também criar conteúdos que ajudarão os afiliados fazer mais vendas.
9 – Valor de venda e porcentagem de comissão
Para achar o melhor preço de venda do seu produto leve em conta a DOR que ele resolve, e também os preços de produtos similares que estão no mercado.
Na divulgação, sempre enfatize o valor percebido do produto (as vantagens, a promessa) e não o preço em si (quando as pessoas percebem que o produto é mesmo bom, o valor se torna secundário).
Defina uma porcentagem para a comissão dos afiliados, também prestando atenção nas práticas mais comuns do mercado para não abrir concorrência desleal.
Desejo que esse artigo falando sobre como criar um produto digital do zero ajude você a planejar e criar um produto de muito sucesso!
Eu me senti bem perdida quando decidi lançar o meu e conheci um método que me ajudou muito! Em 15 dias já tinha tudo definido, caso queira conhecer é só clicar aqui.
Deixe um comentário