Aprender como criar lista de email é fundamental para quem trabalha no mercado de afiliados e deseja ter resultados recorrentes todos os meses.
Desde quando o marketing digital começou bombar aqui no Brasil que os “gurus” falam que “o dinheiro está na lista”.
Mais recentemente, eu pude comprovar isso, pois o faturamento de 20k que consegui na última Black Friday foi obtido em grande parte pela resposta das minhas listas de e-mail.
Então, se você quer trabalhar como afiliado, vai precisar criar uma lista, pois além de ser muito bom para se comunicar diretamente com seu público, é o único lugar onde ninguém vai tirar esses contatos de você.
O que eu quero dizer com isso?
Quero dizer que toda estrutura que nós fazemos contando com os aplicativos e plataformas gratuitas pode sumir a qualquer momento, mas a sua lista de e-mail estará protegida, pois os contatos estarão ali com você.
Então nesse artigo eu vou mostrar 4 passos práticos para criar sua lista, e se você aplicar logo verá ela aumentando rapidamente.
Como Criar Lista de Email – 4 passos simples e rápidos

Bom, como todo mundo que me segue sabe, eu sempre falo que a base de qualquer negócio na internet é o público.
Então, não colocarei o estudo do avatar como um dos passos, mas já estou subentendendo que você já conhece seu público, então já poderá seguir direto para a mão na massa. Bora aprender?
1 – Isca Digital
A base da criação de uma lista é o benefício que o público terá em se cadastrar, ou seja, o presente que você oferecerá em troca do e-mail das pessoas.
Isso é chamado isca digital, e a partir do estudo do avatar, você deverá criar uma que ajude seu público resolver algum problema relevante dentro do nicho.
Por exemplo, no nicho de emagrecimento, criar um ebook com “XX dicas práticas para perder a barriga sem sair de casa”, pode ser um bom chamariz para as pessoas baixarem e se cadastrarem.
Veja, o assunto da sua isca digital tem que ser relacionado com o produto principal que você pretende oferecer para essas pessoas posteriormente.
A isca pode ser um e-book, um vídeo com uma aula sobre um assunto importante, um mini curso ensinando algo básico que o público precisa.
Para definir o melhor formato sempre leve em consideração o que é mais fácil para você produzir.
É possível editar e diagramar um e-book gratuitamente no Canva, e existem muitos programas gratuitos para editar vídeos.
Escolha o que tiver mais afinidade e que seja mais rápido de produzir para não procrastinar.
Quanto mais relevante for o assunto da isca, mais pessoas atrairá para a lista.
2 – Plataforma de e-mail marketing
Um passo fundamental em como criar lista de email é a plataforma.
Já falei aqui em outras ocasiões que uso a Leadlovers em minha estrutura, mas eu sei que muitas pessoas ainda não podem investir em uma ferramenta paga.
Por outro lado, também já experimentei vários serviços gratuitos e realmente não gostei, mas se não tiver jeito comece com um grátis mesmo para depois investir em um profissional.
Muitas plataformas de e-mail oferecem um plano gratuito para um determinado número de inscritos, aí depois que passa esse número começa a pagar, faça uma pesquisa e veja qual se adequa melhor.
É na plataforma que os e-mails serão guardados e onde você poderá disparar suas comunicações automaticamente para todos os inscritos.
3 – Sequência de e-mails
Usando o que você conheceu e entendeu do seu avatar, precisará criar conteúdos que sejam importantes e relevantes para essas pessoas.
Normalmente, informações que sejam relacionadas com o assunto da isca, pois se elas baixaram é porque se interessam por esse assunto.
Lembre-se que o relacionamento com a lista é fundamental para fazer vendas com elas mais tarde, então tenha uma sequência de e-mails realmente interessante para que as pessoas criem engajamento e não se descadastrem.
A melhor proporção dentro da lista é o famoso 80/20, 80% de conteúdo e apenas 20% de oferta direta, para não espantar o público.
4 – Captação de público
Com esses 3 primeiros passos prontos e afinados, você precisará divulgar sua isca digital para atrair novas pessoas.
Para fazer isso é importante usar estratégias de tráfego orgânico como posts no blog, fazer um vídeo falando da sua isca, e também manter o link da sua página de captura sempre visível nas redes sociais.
Ter um banner da isca digital na sidebar do blog é uma boa maneira de manter o público sempre perto da sua oferta.
Também recomendo investir um pouco em tráfego pago para montar a lista mais rapidamente.
Use o facebook ads, o Google ads, o Instagram, e até patrocine um vídeo no Youtube que aparecerá para todas as pessoas que definir como público ideal.
Diferente do que muita gente pensa, é possível fazer uma boa campanha gastando bem pouco, principalmente se usar as redes sociais.
Desejo que esse artigo com dicas práticas de como criar lista de email ajude você a começar a sua hoje mesmo!
Boas Vendas!
Deixe um comentário