Canal no YouTube: 12 dicas para ter um Canal de Sucesso
Um pouco sobre o YouTube…
O site Youtube foi criado em 2005 e vendido ao Google em 2006. O Youtube permite que qualquer pessoa mediante a um cadastro gratuito possa publicar vídeos e compartilhar na internet.
O YouTube é uma plataforma digital que abre espaço para que as pessoas publiquem vídeos de assuntos diversos o que o torna um site de entretenimento, notícias, diversão e informação.
Dessa forma, o criador da plataforma se isenta da parte de criação de conteúdo, ao contrário, do que acontece na televisão. Na televisão os conteúdos são produzidos pela emissora e divulgados na própria emissora.
Já na internet, no caso, no Youtube, os conteúdos podem ser produzidos por quem tiver interesse (no caso os YouTubers). Em troca, o site Youtube paga um determinado valor de acordo com o número de visualizações e atualmente também por exibição de anúncios.
Para exemplificar:
> Você faz seu cadastro no Youtube
> cria um canal com assunto do seu interesse
> personaliza seu canal
> e cria os vídeos, ou seja, conteúdos
Os seus vídeos ficarão disponíveis na plataforma e quanto mais pessoas assistirem mais retorno financeiro você terá, pois uma das formas de pagamento do Youtube é justamente por visualizações nos seus vídeos.
Outra forma de ganho é através da publicação de anúncios nos seus vídeos, também conhecido como Adsense.
Mediante a sua autorização os anúncios são colocados em seus vídeos e administrados pelo próprio YouTube.
Ao criar o seu canal e preencher os seus dados, você encontrará informações sobre monetização dos vídeos, ou seja, quais as opções disponíveis para você ganhar dinheiro com anúncios em seus vídeos.
O que faz um YouTuber?
Youtuber é o nome dado ao profissional que usa o site do Youtube como forma de divulgação do seu seu trabalho.
Mas… Atenção!
Tudo isso é muito bacana e abre portas antes inexistentes.
Mas, como eu disse, as portas estão abertas, o que faz com que a concorrência também seja muito grande.
O que não é empecilho pra ninguém. Cada um tem um jeito, uma ideia e cabe a cada um buscar o seu diferencial.
Tempo e Persistência também são essenciais para quem deseja se tornar um YouTuber.
Comece com os recursos que você possui e aos poucos vá se profissionalizando. Dessa forma, os resultados virão com o tempo.
Aproveite as oportunidades! Você pode trabalhar de casa >> pode começar na suas horas vagas >> e o melhor! pode atingir um número MUITO maior de pessoas.
Só não desista, caso tenha interesse na área.
Hoje tem muitos profissionais se reinventando e usando as novas tecnologias para se promover e ampliar seus negócios.
Tem gente ensinando idiomas, receitas, instrumentos, brincadeiras e etc.
“É possível encontrar cursos completos em várias áreas. Tem nutricionistas, psicólogos, advogados, professores, comunicólogos, personais e milhares de outros profissionais que estão usando essa ferramenta para levar seu conhecimento ao mundo”.
São pessoas que resolveram pensar fora da caixinha e se diferenciar. São pessoas que resolveram quebrar as barreiras de território e ampliar seus horizontes.
Qualquer que seja a área que deseje empreender na Internet e na vida você encontrará pontos positivos e negativos, o sucesso da sua escolha só vai depender daquilo que você resolver dar ênfase e dar o seu melhor!
Curiosidade…
Se você já deu uma navegada no meu blog e conheceu minha história, você sabe que um dos meus grandes “monstros” era gravar vídeos e aparecer pra todo mundo.
Eis que eu resolvi vencer esse “monstro” e criei um canal no Youtube pra falar sobre Marketing Digital e compartilhar minha experiência com Internet Marketing.
Passa lá, confere e deixe seu comentário!
12 Dicas para ter um Canal no YouTube de Sucesso
Depois de entender um pouco sobre a nova profissão do momento >> YouTuber << chegou a hora de deixar algumas dicas para te ajudar a ter um Canal no YouTube profissional e atrativo.
Recentemente eu criei um canal no YouTube e como eu quero muito entregar um conteúdo bacana e ter uma canal legal eu montei um check list com itens importantes para ter um canal de sucesso.
E como estamos juntos nessa jornada eu vim aqui compartilhar com vocês quais são esses itens.
Ah! Estou considerando que você já escolheu o assunto do seu canal, ok?!
1.Dê um nome para o seu canal – Solte a imaginação e escolha um nome que tem haver com o seu assunto. Assim fica mais fácil do seu público te encontrar.
2. Crie uma Capa para o seu canal – A capa é a imagem que representa o seu canal (exemplo abaixo), e você pode personalizar do jeito que quiser. Clique aqui e crie a sua capa gratuitamente.
>> Dica: Faça o seu login e clique em + você encontrará diversos modelos > escolha a opção de capa youtube. <<
3. Coloque uma foto ou imagem no perfil da sua capa – Seja criativo, a escolha também fica a seu critério.
4. Crie sua logo – A logomarca personaliza seu projeto e o deixa mais profissional. >> Clique aqui e crie sua logo grátis. <<
5. Crie uma vinheta de abertura e/ou fechamento – a vinheta é um mini vídeo de apresentação do seu canal que você pode colocar no início ou no final do vídeo. >> Clique aqui e crie grátis sua vinheta personalizada.
- Coloque “miniatura” nos seus vídeos – miniatura são aquelas imagens (exemplo abaixo) que aparecem como capa do seu vídeo. Além de ficar personalizado dá todo um charme. >> Clique aqui e crie sua miniatura grátis. <<
- Faça um roteiro dos seus vídeos – é importante você planejar o que vai dizer no seu vídeo. A espontaneidade é muito importante, mas um vídeo bem explicado, organizado e fácil de entender também faz toda diferença.
- Grave seus vídeos com a tela do celular deitada – se você for usar um celular né?! a imagem fica muito melhor e a visibilidade mais agradável.
- Sempre olhe para a câmera – parece óbvio, mas no meu primeiro vídeo fiquei olhando para o meio do celular e ficou super estranho. (rsrs)
- Se possível grave com a câmera traseira do celular – a qualidade costuma ser melhor do que a câmera frontal.
- Coloque descrição em todos os seus vídeos – não deixe de colocar uma descrição, além de orientar o seu público te ajuda a ser encontrado pelos motores de busca.
- Se inspire em outros canais – visite canais que você gosta e anote tudo que ele tem de interessante e aplique aquilo que achar mais legal. Sem fazer cópias né gente?!
Essas dicas irão te ajudar a começar o seu canal de forma profissional e a chamar a atenção do público.
Somos tendenciosos a assistir aquilo que agrada os nossos olhos. Então, quanto mais criativo você for, mais o seu canal tende a crescer.
Não perca tempo! Se você se interessa pela área comece seu projeto já.
Espero que tenha gostado das dicas! Deixe seu comentário abaixo.
Abraços,
Deixe um comentário